Apple laça o Swift Playgrounds – um app que irá ensinar programação pelo iPad

Saudações SuperNautas, chegou a hora de aprender a programar.

Se analisarmos os lançamentos da Apple nos últimos anos, é possível ver uma ligação entre seus produtos. Vimos a criação de uma nova (e simplificada) linguagem de programação, depois a vimos se tornar “open source”, também presenciamos a unificação das contas de desenvolvimento (uma única certificação possibilita desenvolver para os 4 sistemas operacionais da maçã) e agora uma campanha forte para facilitar o aprendizado dessa linguagem. A Apple trabalhou firme para simplificar e facilitar o acesso à sua plataforma de desenvolvimento e quer colaborar para a geração de novos desenvolvedores.

Mais desenvolvedores capacitados resulta em novos aplicativos para seus devices e, consequentemente, valorização do eco-sistema. Esta é uma postura saudável da empresa e que favorece quem quer entrar nesse mercado, diferente do que fez sua rival Microsoft, que não consegue ampliar sua loja de aplicativos gerando desinteresse dos usuários por sua plataforma.

A mais recente iniciativa da Apple nesse sentido foi o lançamento de um novo app para iPad, apresentado na WWDC 2016, que promete apresentar o aprendizado da sua linguagem de programação para crianças. O Swift Playgrounds traz uma interface simples abusando da gameficação, isso torna o início do aprendizado menos assustador para quem nunca programou nada na vida. O resultado dos exercícios são convertidos em ações de personagens cartunizados, o que ganha a atenção das crianças.

SwiftPlaygrounds01

O foco do aplicativo são as crianças, as novas gerações de desenvolvedores, mas se você quer iniciar no mundo da programação, o Swift Playgrounds pode ser uma incrível alternativa. Se você não é da área de tecnologia e já tentou iniciar um estudo de alguma linguagem de programação, sabe que o início pode ser lento e traumático. Para quem sofre com isso chegou uma ótima oportunidade de começar os estudos.

SwiftPlaygrounds02

Importante lembrar que após ter se tornado open source, o Swift ganhou a atenção de diversas empresas, inclusive o Google, e é possível que em breve veremos aplicativos desenvolvidos nessa linguagem rodando fora do universo de dispositivos da Apple.

A promessa de lançamento é para o outono americano e o app será totalmente free. Se estiver ansioso para saber mais do Swift Playgrounds, a empresa já disponibilizou um material de apoio parte da iniciativa “Everyone Can Code” que explica o funcionamento do aplicativo.

SwiftPlaygrounds01

Rodrigo Castanho

Designer gráfico, professor, animador, game designer e cinéfilo.