Experience Design CC // O novo app da Adobe para design UX

Saudações SuperNautas, o Projeto Cometa é agora Adobe XD, ou Experience Design CC.

A Adobe, líder do mercado de aplicativos gráficos, anunciou no ano passado o seu “projeto Cometa”, que prometia ser um aplicativo para design de interfaces web e mobile. O projeto foi aguardado por designers e desenvolvedores, sobre tudo os já assinantes da suíte Creative Cloud. Ontem a Adobe anunciou um preview da ferramenta, agora batizado de Experience Design CC ou somente Adobe XD.

O aplicativo, além de diversas ferramentas para design de interfaces, traz ótimos recursos para a criação de protótipos navegáveis, com transições animadas e fácil compartilhamento, sem dúvida isso facilita o trabalho dos designers na apresentação de seus projetos.

Um outro ponto de destaque é sua compatibilidade com outros apps da Adobe, o Illustrator e o Photoshop, permitindo a importação de arquivos desses aplicativos.

O sistema de saída de arquivos para produção também é bem facilitado, é possível exportar elementos separados ou artboards, com configurações específicas para iOS, Android e web.

Para os iniciantes, ao abrir o aplicativo é possível escolher entre formatos de tela pré-definidos e uma biblioteca de elementos das principais plataformas do mercado: Apple, Android Material e Microsoft Windows. Ainda na tela de boas vindas o usuário encontra um arquivo de exemplo apresentando todos os principais recursos da ferramenta, tudo muito intuitivo e direto, como deve ser.

No vídeo a seguir é mostrado um pouco desses recursos e o funcionamento da ferramenta:

Gostou da novidade, então baixe já a versão de apresentação do Experience Design CC e experimente mais essa poderosa ferramenta de criação.