Artella // Plataforma para produção coletiva de animação

Saudações SuperNautas, que tal tirar aquele seu projeto de animação da gaveta?

O uso da internet para realização de trabalhos multinacionais não é uma prática recente, são milhares de opções de comunidades, fóruns, grupos e plataformas que estreitam a distância entre diferentes profissionais e até possíveis clientes.

Seguindo essa tendência, os criadores do Animation Mentor, uma reconhecida e pioneira escola online de animação, criaram o Artella. Trata-se de uma plataforma colaborativa para produção de animação e conteúdo de realidade virtual.

artella01

Bobby Beck, Shawn Kelly e Carlos Baena, são os fundadores dessa nova plataforma que promete unir profissionais espalhados pelo mundo e formar pequenas, médias e grandes equipes para realização de projetos de animação. A proposta desse novo empreendimento é possibilitar que artistas desenvolvam e amplifiquem seus projetos que antes sofriam com as barreiras da dificuldade de se formar uma equipe profissional. Os artistas agora podem ir além das suas limitações técnicas ou de tempo, elevando o nível das suas animações e games, além de minimizar custos e tempo de produção.

O projeto pretende levar uma estrutura idêntica à do mundo real para dentro da plataforma, possibilitando que artistas iniciantes possam viver essa experiência profissional, ao lado de outros veteranos do mercado.

artella02

Na sua essência, o Artella é um sistema inovador baseado em produção na nuvem, onde um artista pode conectar seus aplicativos de produção 3D em uma plataforma que integra todos os componentes necessários, incluindo as ferramentas de comunicação e revisão, para gerir um projeto em qualquer lugar do mundo. A plataforma Artella e as ferramentas são acessadas e integradas totalmente através de um navegador web. Os artistas podem trabalhar tanto online como offline, dependendo de suas necessidades.

artella03

Para dar ainda mais credibilidade ao projeto, o trio fundador do Artella possui uma longa e invejável carreira profissional: Bobby Beck,  trabalhou durante anos como animador da Pixar em filmes como Toy Story 2, Monstros S.A., Procurando Nemo e Os Incríveis, depois de passagens pela Walt Disney Animation e Tippet Studio. Shawn Kelly se juntou a ILM em 1998, trabalhou como animador em uma longa lista de filmes, incluindo Os Vingadores, Transformers: Dark of the Moon, Rango e Star Wars episódios I, II e III. Carlos Baena trabalhou como animador da Pixar por mais de uma década em uma série de filmes, incluindo Monsters University, Toy Story 3, WALL · E e Ratatouille e, mais recentemente, escreveu e dirigiu os curtas Market St., bem como a curta animado La Noria, uma colaboração on-line atualmente em produção usando o pipeline Artella.

artella04

O projeto parece tão bom que nos leva a pensar o motivo de não termos visto nada assim antes. Unir aprendizado, formação de equipes, suporte e networking em um só lugar, esteja você onde estiver.

O projeto ainda está aguardando o lançamento oficial, mas é possível receber informações antecipadas se inscrevendo no site, ou seguindo o projeto nas redes sociais: twitter e facebook.