A arquitetura orgânica de Ken Kellogg (USA)

Arq Deserto

E aí, Supernautas, blz?

Assim como eu me impressionei, tenho certeza que vocês também se impressionarão com o que irei falar hoje.

Você mulher, que passou o dia inteiro na labuta dos afazeres da vida e, ao anoitecer, seu marido chega em casa e lhe diz: – Amor, tenho uma surpresa pra você! Comprei uma casa maravilhosa para passarmos a temporada de férias, fica bem no meio do Deserto… Então, me diz com que cara você ficaria ao receber essa notícia tão empolgada do maridão!!! É, eu também não levaria a sério o adjetivo para casa “maravilhosa” no deserto, mas dá só uma olhada aí embaixo pra vocês entenderem e se surpreenderem com o que estou dizendo:

No deserto do sul da Califórnia, na região de Joshua Tree, o arquiteto Kendrick Bangs Kellogg – Ken Kellogg como é conhecido – projetou uma casa impressionante que orna perfeitamente com as pedras esculpidas naturalmente pela natureza do local. A estrutura é bem reforçada e o efeito visual é semelhante as construções dos antigos nativos americanos que viveram por lá séculos atrás, o que torna o visual com 10 hectares de terreno, uma perfeita sintonia com a natureza. Inclusive, lembra bem alguns projetos do nosso saudoso Oscar Niemeyer.

Os proprietários Bev e Jay Doolittle iniciaram o projeto nos anos 80, quando entraram em contato com Kellogg, pedindo uma visita até o lugar. A estrutura principal foi concluída em 1993, mas o trabalho de design de interior, que ficou aos cuidados de John Vugrin, perdurou por alguns anos ainda, porque tudo foi completamente personalizado. Vurgrin se esforçou para fazer o seu melhor para projetar o interior em perfeita sintonia com a obra do arquiteto, e conseguiu!

Bev já conhecia o trabalho “orgânico” de Kellogg, por isso não interferiu em seu projeto “Essa liberdade é facilmente visível no produto final que, apesar de sua construção ser bem rústica, alcançou a plena harmonia com o ambiente”, conclui.

“A verdadeira obra de arte é quando você coloca os planejamentos sistemáticos demais de lado e permite que sua intuição fale mais alto”, diz Kellogg satisfeito com o resultado.

Atualmente Bev e Jay estão com 66 e 71 anos e, após 10 anos desfrutando de seus sonhos concretizado, colocaram a casa para vender pela bagatela de US$ 3 milhões (em torno de 8 milhões de reais). Se tiverem interesse em comprar, fique a vontade: desertsun

Chega de conversa, agora desfrutem vocês também desse colírio um tanto quanto exótico e muito atípico em nosso país.

 

01 02 04 08 09 11 13 14 15 17 18 19 21 24 25 26 27 28 29 31 33

Mais fotos vocês encontram aqui: Nuvue Interactive

 

Renato Ranzani

Designer • Sonhador • Pai • Baterista
Misture tudo isso aí para tentar identificar quem sou eu ;•)