007 CONTRA SPECTRE // CRÍTICA

Saudações SuperNautas, será que James Bond precisa retornar às origens ou se reinventar?

James Bond, o clássico espião 007, volta às telonas no 24º episódio da maior franquia do cinema. A clássica série de filmes teve início em 1962 (007 contra o satânico Dr. No) e desde então já se passaram mais de 50 anos, 6 atores (interpretando James Bond), 12 diretores, muitos carros, vilões e clichês de filmes de espionagem.

O mais novo filme da franquia é 007 contra Spectre, o 4º filme com o ator Daniel Craig, que se despede do papel deixando um ar de renovação no personagem.

O filme conta um pouco do passado de James Bond e isso o coloca no caminho de uma poderosa organização secreta (Spectre), enquanto M enfrenta problemas políticos para manter ativa a divisão “00”.

A direção de Sam Mendes é competente e nos oferece belas cenas de ação, com destaque para a incrível sequência de abertura, filmada no México. Outro ponto de destaque fica para a fotografia de Hoyte Van Hoytema, com cenas incríveis em Londres, México e na Áustria.

A atuação de Daniel Craig, está mais madura, parece que o ator encontrou a linha do personagem (embora o mesmo já ter declarado que não irá interpretar mais o papel. “Prefiro cortar os pulsos a viver James Bond novamente”) e faz um ótimo James Bond. Também estão bem: Ralph Fiennes (M), Ben Whishaw (Q) e o sempre incrível Christoph Waltz que interpreta o vilão principal.

O problema do filme fica com o roteiro, que se perde em diversos momentos e apresenta uma trama semelhante à outros filmes da franquia. A tentativa de aposentar James Bond e questionar sua postura de “matador implacável” não me agradaram muito.

007 contra Spectre fecha a era Daniel Craig e abre espaço para uma nova geração de James Bond. A pergunta que faço é se a franquia deve se renovar ou voltar às origens, com um James Bond mais parecido com o que vimos no início dessas 5 décadas.

O mais novo episódio de 007 não é (nem de longe) um dos melhores filmes da série, mas se você é fã do personagem e de filmes de ação, vai se divertir com ótimas cenas e referência aos antigos filmes.